Meu pai sempre cozinhou e como um bom nordestino, as tais "comidas fortes". Costumava gostar muito de uma farofa que iam carnes e ovos com bastante alho, cebola e coentro. Hoje, fiz um suco de cenoura e, como sempre, tive dó de jogar fora o resíduo... Tive a ideia de fazer uma farofa com ele, haha!
A ideia do "ovo" não tem nada a ver com o sabor e sim com a aparência da farofa. Como o resíduo é úmido, no preparo da farofa, ao entrar em contato com a farinha de mandioca, criam-se "bolinhas" e isso me lembrou bastante o aspecto da farofa que meu pai costumava fazer.
Ingredientes:
Alho
Cebola
Coentro
Azeite
Farinha de mandioca
Resíduo de cenoura
Tempero baiano
Coloral ou páprica picante
Sal a gosto
Modo de preparo:
Primeiro faça um suco de cenoura, eu um copo e meio que levou uma cenoura grande.
Com o suco bem coado, o resíduo ficara na peneira um pouco úmido, não encharcado. Frite alho, cebola (e o que mais você quiser, como pimentão, por exemplo) em uma frigideira um tanto quanto funda e acrescente a cenoura.
Tempere e refogue em fogo baixo por mais ou menos 5 minutos, então, acrescente a farinha de mandioca a gosto. Misture bem e acrescente o coentro pro ultimo, de preferencia com o fogo já desligado.
Ah! Eu não gosto de comida "sem cor", é costume aqui em casa sempre colocar coloral nas farofas. Hoje eu tinha páprica picante e usei ela pra dar cor e sabor. Faltou coentro, eu tinha só um pouco congelado já picado, pro meu gosto poderia colocar mais pra farofa ficar mais bonita, colorida e saborosa! :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário