quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Hamburguer/Bolinho de Brócolis.


Ontem eu fiz um creme de brócolis (http://cozinhasubversiva.blogspot.com.br/2012/09/creme-de-brocolis-com-batata-frita.html) e sobrou um pouco. Como eu não estava afim de tomar novamente ele, e detesto desperdiçar alimento, resolvi reaproveitar.
Uma coisa muito simples de se fazer na versão vegana é hambúrguer/bolinho, por mais diferente que seja sua versão/receita, não muda muita coisa - você apenas altera o vegetal que dará sabor ao dito cujo huahuahuahuauha.

Ingredientes:
- 1 medida do creme de brócolis (ou de qualquer outro vegetal)
- 1/4 de medida de azeite/óleo/creme vegetal derretido
- 1 medida de farinha de rosca (da pra utilizar a de trigo, aveia, misturar farinhas, etc...)



Modo de preparo:
Mexer tudo. HAHAHAHAHA

Pronto! Agora é só moldar da maneira que desejar.


Para o preparo, pode-se assar, fritar com pouco óleo na frigideira ou mergulhar no óleo.
Como podem observar na primeira foto, o hambúrguer e os bolinhos ficaram bem diferentes: o hambúrguer foi feito na frigideira (uma que não grude, para não espatifar tudo rs) e os bolinhos foram mergulhados em óleo.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Creme de brócolis com batata frita.




Ingredientes:
-Batata (usei dessas congeladas mesmo)
-Brócolis já cozido.
-Cebola.
-Alho.
-Tomate.
-Salsinha.
-Sal, pimenta e temperos a gosto.
-Creme vegetal.
-Água.

Modo de preparo:

Com uma (ou duas HAHAHAHA) colher BEM GENEROSA de creme vegetal, dourar o alho e depois a cebola. Acrescente o brócolis picado e o tomate.
Tempere com sal, pimenta e o que mais desejar (coloquei orégano, pimenta calabresa e pimenta do reino).

Bata tudo no liquidificador com o auxilio de água, um tanto que não vire uma sopa, mas que também não fique muito grosso – na realidade esta parte é bem relativa, como eu ainda vou voltar ao fogo eu coloco um pouco de água a mais da textura que eu quero pra finalização do prato.



Você pode parar por ai se quiser, mas eu acho comida sem cor uma coisa MUITO sem graça, então, resolvi deixar com cor e mais “quente”.



Bata com a salsinha no liquidificar, e volte para a panela.
Neste caso peguei a pimenta “dedo de moça”, piquei e levei ao fogo.

Pronto! Agora é só servir junto com a batata frita. Eu usei essas congeladas mesmo e fritei na frigideira, mas pode-se assar ou mergulhar em óleo bem quente.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Batata assada com creme de espinafre.

Boa tarde! :D

Vou postar uma receita que enviei para uma promoção, que o site www.chubbyvegan.net ofereceu há uns 2 meses atrás.

(Eu não ganhei a promoção, mas fiquei realmente feliz com o número de likes que recebi na época! :D)




Ingredientes:


Batata assada:

- 2 batatas
- sal a gosto

Creme de espinafre com tofupiry:

- 1 xícara de tofupiry*
- 1 limão rosa
- Água (até dar o ponto)
- Espinafre a gosto (a depender da preferência da predominância da hortaliça)
- Sal, azeite pimenta, coentro e temperos a gosto
- Aveia (o quanto achar necessário para dar o ponto desejado, podendo ser mais cremoso ou firme)
- Grão de bico (usei esses de caixinha)

Modo de preparo:


Batata assada:

1. Corte as batatas (com casca) em grossas rodelas e reserve.
2. Ferva água com sal a gosto e acrescente as batatas cortadas.
3. Deixe ferver por aproximadamente 15 minutos, verificando –levemente - o “ponto” com um garfo. Importante frisar que, a batata não deve estar muito mole e nem muito firme.A intenção é que a batata fique com uma fina casca em volta e extremamente macia por dentro.
4. Reserve.

Creme de espinafre com tofupiry:

1. Em um liquidificador, misture a água, sal, azeite, pimenta, limão rosa – tomando cuidado para que os caroços não caiam dentro do copo, para que não “amargue” o creme – com o tofupiry*, até virar um liquido homogêneo. Comece utilizando meia xícara de água e vá acrescentando conforme a textura.
2. Acrescente as folhas de espinafre, devidamente lavadas, conforme o gosto – sendo que este ponto irá variar o sabor e a coloração do creme.
3. Em uma panela, leve ao fogo o “creme” (que deverá estar liquido) e acrescente farinha de aveia, ou flocos de aveia, diluindo anteriormente em água (evitando que crie grumos) e ferva, mexendo sem parar, até que tome a consistência de um creme.

Finalização:

1. Em uma bandeja untada com azeite, coloque as batatas e passe uma leve camada do creme em cima destas.
2. Coloque o grão de bico – grão por grão – em torno da batata, onde este irá “grudar” na fina camada do creme passada anteriormente.
3. Coloque com cuidado, generosas colheradas do creme entre os grãos.
4. Leve ao forno - médio - por 20~30 minutos.

Coloque lascas de azeitona e salsinha para a composição do prato, e sirva!


*Tofupiry:

A primeira vez que fiz peguei a receita do site (http://chubbyvegan.net/receitas/tofupiry/), porém, acrescento temperos próprios e quantidades diferentes, a depender do resultado que desejo.

Rendimento: A depender do tamanho em que as rodelas de batata foram cortadas.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Brócolis de frigideira com refogado rápido.




Essa receita eu fiz hoje para a janta, estava sem ideia e fucei a geladeira. Por sorte, tinha brócolis (que é um dos meus vegetais preferidos) já cozido, enfim.

Tempero:

- Creme vegetal.
- Alho triturado.
- Mostarda.

Passe nos brócolis – já cozidos - (picados da maneira que preferir) com cuidado para não estraçalhar tudo, rs.

Em uma frigideira que não grude, extremamente quente, coloque ~ os brócolis ~~ mexendo bastante pelo cabo da frigideira, não se esquecendo de vira-los (salteando ou com o auxilio de uma colher).

Reserve.

Pique cebolas de forma grosseira, refogue com grão de bico [esses de caixinha mesmo] e acrescente uma colher de molho de tomate (mas pode ser ketchup também, ou tomates picados - que eu até prefiro, mas não tinha). Apimente/tempere a gosto (SEMPRE!!! HAHAHAH), e acrescente salsinha fresca no final, com o fogo já desligado (para que elas permaneçam com sua coloração, em vez de escurecer e deixar o prato sem graça).

-
Ao ver a frigideira suja, lembrei que havia pão francês no armário. "Limpei" a frigideira com o pão, colocando um pouco de creme vegetal e dourando na frigideira.

Simples, rápido e gostoso! :D

#1

-
subversivo

"adj subversivo, subversiva que vai contra a ordem estabelecida"

"Quem, se não você? Quando, se não agora?"


Boa noite!

Nunca sei o que dizer na primeira postagem dos blogs que crio, mas já que este não é pessoal, vou começar apresentando o dito cujo hahaha.

A proposta do blog é arquivar e divulgar as receitas veganas que faço.

A propósito, me chamo Felipe, sou vegetariano há 2 ~3 anos e estou cortando os derivados apenas agora (isso não significa que cortei totalmente/definitivamente até então, ou que esse tipo de assunto será abordado no blog). Há um certo tempo, peguei o costume de fotografar alguns dos pratos que faço e postar no facebook, para mostrar que eu não como só alface! (Além de compartilhar idéias de combinações)

Tive uma receptividade até que boa, e muita gente me pede as receitas. O problema é: eu não utilizo medidas. Mania da minha mãe isso. 

Agora com o blog, pretendo primeiramente arquivar as receitas que postei no álbum (mesmo sem as medidas, porém com dicas pessoais) utilizando a tag: "a olho". Mais pra frente, quando eu postar tudo, vou começar a anotar as medidas que utilizei nos preparos para uma postagem mais completa (isso se o blog vingar, tenho um GRANDE histórico de blogs deletados, porém deste assunto nunca tive UHAHUAHUAUA).

Enfim, de inicio é apenas isto! :D